COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 13-01-2025

NISSAN FRONTIER ATTACK TEM VISUAL E DESEMPENHO

A Nissan Frontier Attack tem motor 2.3L bi-turbo diesel de 190 cavalos e câmbio automático de 7 velocidades com função para as trocas sequenciais. Testei ela por 15 dias e gostei muito de seu comportamento dinâmico. Faz curva com segurança no asfalto e na terra.

A Frontier Attack tem um interior bastante funcional. Tem multimídia A-IVI com tela de 8″ Android Auto & Apple CarPlay. São 3 tomadas 12V, 3 USB-A, uma USB-C e mais uma entrada auxiliar. São muitos porta-objetos, 6 porta-copos e os bancos são revestidos de tecido exclusivo da versão.

Na aparência destaque para as inscrições Attack e 4X4, para conjunto de faixas pretas, os alargadores dos para-lamas, as rodas de liga leve de 17”, estribo lateral, farol de neblina com moldura na cor preta, barra de teto na cor preta e um Santo Antônio cheio de design. Também são na cor preta as maçanetas externas, inclusive a da porta da caçamba, e as internas. Em todos os para-lamas tem o para-barro e São muitos os itens para dar mais segurança começando por 6 airbags.

Tem também acendimento inteligente dos faróis, bloqueio de Diferencial Eletrônico, controle automático de descida, auxilio de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, luzes diurnas, Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e Sistema de monitoramento da pressão dos Pneus (TPMS). A capacidade de carga máxima, incluindo passageiros é de 1.040 kg.

A suspensão traseira é multilink com molas helicoidais e a dianteira tem braço duplo e barra estabilizadora qie garantem maior estabilidade e conforto. O consumo segundo o INMETRO é de 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada mas fiz viagem do Rio de janeiro a Pedro do Rio e o consumo ficou em 13,2 km/l de diesel, segundo o computador de bordo.

Ela não é a mais potente do segmento mas anda bem, tem tração 4X4 e muita força. Seu torque é de 45,9 kgfm a 2.500 rpm.

A Nissan Frontier Attack está numa posição intermediária do catálogo e tem preço inicial de R$270.590 com 6 anos de garantia.

 

PORSCHE 911 CARRERA S FICA MAIS POTENTE E DINÂMICO

A Porsche está relançando o 911 Carrera S. Dentro da linha de modelos Carrera, ele preenche a lacuna entre o 911 Carrera e o ainda mais orientado para desempenho 911 Carrera GTS T-Hybrid. O trem de força foi significativamente aprimorado e agora alcança níveis de desempenho anteriormente reservados ao 911 Carrera GTS da geração anterior.

Além disso, uma lista ampliada de equipamentos de série e opções de personalização substancialmente aumentadas em relação ao 911 Carrera tornam este um novo e atraente membro da família Carrera. O icônico motor boxer de seis cilindros e 3,0 litros biturbo foi fundamentalmente atualizado para o novo 911 Carrera S.

O resultado é um aumento significativo de potência com redução simultânea de emissões. Sua potência de 353 kW (480 cv), com 530 Nm de torque, representa um aumento de 22 kW (30 cv) em relação ao modelo anterior. O esportivo está disponível nas versões Coupé e Cabriolet.

O novo 911 Carrera S já está disponível para pré-vendas no Brasil, com preço público sugerido de R$ 1.080.000,00 para a versão Coupé e R$ 1.130.000,00 para a versão Cabriolet.

As primeiras entregas do novo modelo estão previstas ainda para o primeiro semestre de 2025.

 

MARCAS QUE MAIS VENDERAM AUTOMÓVEIS EM 2024 

Vamos as marcas que mais venderam carros no Brasil em 2024. A líder disparada no mercado é a Fiat com 521.184 unidades. Em 2º Volkswagen 403.040, 3º Chevrolet 314.632, 4º Hyundai 205.787, 5º Toyota 203.647, 6º Renault 139.048, 7º Jeep 121.255, 8º Honda 91.311, 9º Nissan 87.413 e em 10º a BYD com 76.456.

Em 2024 foram produzidos no Brasil 2.574.000 veículos. Um crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. O setor automotivo emprega 1,3 milhão de brasileiros, segundo a Associação dos fabricantes, a ANFAVEA, e a melhora do mercado se refletiu nas vagas de trabalho.

O setor criou aproximadamente 100 mil novos empregos na cadeia automotiva nos últimos 12 meses, entre diretos e indiretos. A projeção é de alta de 6,8% para 2025, chegando a 2.749.000 de veículos produzidos.

 

HONDA MANTÉM LIDERANÇA NAS MOTOCICLETAS

Quem mais vendeu motos no Brasil em 2024 foi a Honda com 1.286.650 unidades. Em 2º vem a Yamaha com 333.054. Em 3º a Shineray 76.884, 4º Mottu 52.849, 5º Haojue 18.542, 6º Avelloz 18.118, 7º Royal Enfield 17.253, 8º BMW 15.088, 9º Triumph 12.211 e em 10º Bajaj 11.219.

Essas são as marcas que mais venderam motos no Brasil em 2024. Mesmo ainda sem uma representação oficial no Brasil para vender as suas motos, a indiana TVS colocou um modelo entre os 10 mais emplacados por aqui. Estamos falando da Sport 110, que está sendo comercializada pela Mottu.

Vale destacar que a Mottu é uma empresa de aluguem de motos mas o modelo Sport 110 também pode ser vendido diretamente ao público, de acordo com informações no site da empresa, por R$ 13 mil , sem frete, mas a maior parte do volume é mesmo para locação.

A moto tem conjunto básico e tem motor de 8,1 cavalos. A locação custa R$18 a diária segundo o site da mottu.com.br.

 

DIFERENÇAS NO IPVA

Atualmente, 15 das 27 unidades federativas do Brasil ainda não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do IPVA de 2025. Os dados fazem parte de um levantamento inédito realizado por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida sobre políticas públicas para a eletromobilidade no país.

Entre os 12 estados que oferecem algum incentivo no IPVA para veículos elétricos, há fragilidades limitadas por critérios restritivos. Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção total do IPVA é concedida exclusivamente a carros elétricos ou híbridos fabricados no estado. No Maranhão, a isenção total do IPVA é restrita a veículos elétricos adquiridos em concessionárias localizadas no estado.

Já no Rio Grande do Sul o benefício é exclusivo para carros totalmente movidos à bateria, excluindo os modelos híbridos. Em Alagoas, a isenção é válida apenas no primeiro ano após a aquisição.

Na região Sudeste, o estado do Rio de Janeiro se destaca como o único a oferecer subsídios por meio da redução do IPVA, sem impor restrições relacionadas ao local de aquisição ou fabricação do veículo.

As alíquotas aplicadas são de 0,5% para carros totalmente movidos à bateria e 1,5% para veículos híbridos.

 

HYUNDAI CRETA LIDER NO VAREJO EM 2024

O Hyundai CRETA, fabricado em Piracicaba (SP) e que foi totalmente renovado no último mês de outubro, encerra 2024 como líder de vendas no mercado varejista brasileiro pelo segundo ano consecutivo, com 56.081 unidades emplacadas, de acordo com os dados atualizados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Nessa modalidade, são consideradas as vendas destinadas ao consumidor final, sem incluir volumes comercializados para empresas, como locadoras e frotas. Com esse resultado, o CRETA segue como o único SUV a superar no varejo todos modelos das demais categorias.

 

VOLKSWAGEN POLO LIDERA NA AMÉRICA DO SUL

O Volkswagen Polo fechou o ano de 2024 como o líder absoluto de vendas na América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado. No ano, foram 161.503 unidades emplacadas do modelo na região, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos. Uma grande conquista para marcar o início das celebrações de 50 anos de história do modelo no mundo.

O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024. No País, o VW Polo segue como o carro de passeio mais vendido pelo 2º ano consecutivo, além de líder entre os hatches. O modelo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024 no Brasil, comparando com 2023, quando foram emplacadas 111.247 unidades.

O Novo Polo é produzido nas unidades paulistas da Volkswagen em Taubaté e Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo.

 

CHEGOU A NOVA GERAÇÃO DO MERCEDES-AMG G 63

O Mercedes-AMG G 63 é um ícone automotivo há décadas e, agora, a nova geração chega ao Brasil para reforçar sua posição de destaque no segmento off-road de luxo. O modelo apresenta desempenho aprimorado graças ao sistema de propulsão V8 eletrificado e aos assistentes modernos de condução que proporcionam maior conforto e digitalização avançada.

Lançado em 1979, o veículo oferece diversas opções de personalização e, ao mesmo tempo, mantém seu inconfundível caráter off-road e aparência única. O novo Mercedes-AMG G 63 é equipado com o reconhecido mundialmente motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros com 585 cv e um torque máximo de 850 Nm.

Uma novidade é a combinação com tecnologia de 48 volts e um gerador de partida integrado (ISG) que proporcionam um impulso adicional de 20 cv e 200 Nm de torque por um período determinado. Partindo da imobilidade, o novo Mercedes-AMG G 63 leva apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Essa propulsão dinâmica continua até a velocidade máxima de 220 km/h. O novo Mercedes-AMG G 63 chega à rede de concessionários de todo o país durante o mês de janeiro ao preço público sugerido de R$ 1.989.900,00.

 

NOVAS VERSÕES DO FORD MUSTANG

A Ford apresentou duas novas versões do Mustang no Salão de Detroit de 2025, o “Spirit of America” e o RTR, supreendendo os fãs de alta performance. Ambos os modelos celebram o espírito vitorioso e inovador do esportivo. O “Spirit of America” é a primeira versão especial do Mustang GTD, o modelo homologado para as ruas mais potente e rápido já projetado pela Ford, com 826 cv, 91,0 kgfm de torque e velocidade máxima de 325 km/h.

O nome “Spirit of America” é uma referência ao veículo de Craig Breedlove, técnico de engenharia aeroespacial que foi o primeiro a quebrar as barreiras de 800 e 965 km/h em terra, na década de 60, adaptando o motor de um jato de combate da Guerra da Coreia adquirido por US$ 500. A carroceria branca com duas faixas esportivas em vermelho e azul são uma referência ao Mustang original de 1964, com fibra de carbono aparente nos difusores e spoilers.

As pinças de freios em vermelho são de série e as capas dos retrovisores podem vir em vermelho ou fibra de carbono. O interior tem bancos exclusivos, revestidos em couro na cor preta com laterais brancas, faixa degradê em vermelho no meio e pespontos em azul, cor usada também como elemento de contraste em toda a cabine. As borboletas de troca de marcha, o anel do câmbio e o emblema do painel também estão disponíveis em titânio impresso em 3D.

O Mustang RTR é o primeiro modelo de alta performance do esportivo com motor turbo EcoBoost. Ele será oferecido como uma opção de desempenho mais acessível da linha para os fãs de corridas de fim de semana, provas de arrancada, derrapagem ou autocross. Além de estilo próprio, o Mustang RTR tem freios Brembo, spoiler tipo pedestal e algumas peças compartilhadas com o Mustang Dark Horse.

Ele incorpora a experiência da equipe RTR, fundada por Vaugh Gittin Jr., multicampeã de Fórmula Drift e especializada no desenvolvimento de pacotes de performance para veículos da Ford. Entre outros itens, ela ajudou a desenvolver o freio de drift exclusivo oferecido no Mustang de sétima geração. O Mustang RTR também é o segundo modelo de desempenho na história do Mustang criado pela Ford em conjunto com um parceiro externo e oferecido de fábrica.

 

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