COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 10-02-2025

NISSAN COMPLETA 25 ANOS NO BRASIL E KICKS GANHA SOBRENOME

Com 2.500 funcionários, 346 fornecedores e 200 concessionárias a Nissan está no Brasil desde o ano 2000 e em homenagem ao seu sucesso por aqui e às suas muitas conquistas, o Nissan Kicks ganhou uma placa na Calçada da Fama do estádio Jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã.

O utilitário esportivo, fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) que foi o veículo oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o carro comando do Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016,  deixou a marca da sua “pegada” – pneu – ao lado das de outros grandes craques do país. No mesmo dia que ganhou a placa especial, o carro também passou a adotar um sobrenome para marcar seu novo momento dentro da estratégia da Nissan no Brasil: Nissan Kicks Play.

Assim, a ação apresenta o novo capítulo da história do modelo celebrando sua trajetória e ligação com o Brasil. Um caminho entrelaçado desde o início do projeto do SUV, ainda no desenvolvimento, já que os designers da Nissan se inspiraram exatamente nos brasileiros e sua cultura para criar o seu estilo. E, depois, foi o forte reconhecimento dos clientes do país que acabou chamando a atenção dos outros países e fez o Nissan Kicks ganhar o mundo, incluindo os maiores mercados globais, como os Estados Unidos, China e Japão.

Versátil, espaçoso, econômico e com design que atrai olhares, o utilitário esportivo segue conquistando cada vez mais brasileiros, tanto que no ano passado ficou no Top 10 dos carros mais vendidos do país, foi o líder entre os SUVs no segmento PCD e bateu seu recorde histórico de comercialização anual – teve 60.457 unidades vendidas no mercado nacional. “Essa homenagem reforça a importância que o Kicks tem para a Nissan e o orgulho que temos da forte ligação que os brasileiros têm com o modelo. Demonstra que a Nissan compreendeu bem os nossos clientes quando, há uma década, decidimos desenvolver um projeto de SUV inspirado e pensado para o Brasil.

Agora, ele ganha sobrenome e vira Nissan Kicks Play para marcar o início de uma nova fase, fruto do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo no país e que vai gerar dois novos SUVs que serão produzidos aqui no estado do Rio de Janeiro, em nosso Complexo Industrial de Resende”, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil e que foi um dos responsáveis por revelar a placa em homenagem ao craque da marca.

 

OS MAIS VENDIDOS DE JANEIRO

Iniciamos um novo ano e vamos aos mais vendidos de janeiro por tipo de carroceria.

Entre os hatchs em 1º Volkswagen Polo,

2º Chevrolet Onix,

3º Fiat Argo,

4º Hyundai Creta

5º Fiat Mobi.

Na categoria SUV em 1º Chevrolet Tracker,

2º Volkswagen T-Cross,

3º Hyundai Creta,

4º Nissan Kicks

5º Jeep Compass.

Entre os sedãs o mais vendido foi o Fiat Cronos,

2º Chevrolet Onix Plus,

3º Toyota Corolla,

4º Volkswagen Virtus

5º Honda City Sedan.

Entre as picapes em 1º Fiat Strada,

2º Toyota Hilux,

3º Fiat Toro,

4º Volkswagen Saveiro

5º Ford Ranger.

 

MARCAS QUE MAIS VENDERAM ELETRIFICADOS EM JANEIRO

Em janeiro a marca que vendeu mais carros híbridos foi a BYD com 4.010 unidades comercializadas seguida da Fiat com 2.883, em 3º GWM 2.241, 4º Toyota 1.002 e em 5º Mercedes-Benz com 539.

Já na venda dos carros 100% elétricos mais uma vez vemos a BYD no topo com 2.477 unidades. Em 2º vem a Volvo com 394, 3º GWM empatada com a BMW com 68, 4º Zeekr com 57 e em 5º a Porsche com 55.

 

HARLEY-DAVIDSON LANÇA STREET GLIDE ULTRA E ATUALIZA MODELOS CRUISER

A Harley-Davidson acaba de anunciar as suas novas motocicletas para a linha 2025, com modelos inéditos e atualizados. Entre as novidades está a Street Glide Ultra, uma touring totalmente equipada para longas viagens e a linha Harley-Davidson Cruiser 2025 que inclui quatro modelos com desempenho e tecnologia significativamente aprimorados.

Além disso, a linha Custom Vehicle Operation (CVO) traz três modelos de produção limitada, completando um portfólio exclusivo e altamente desejado. Esses lançamentos se unem à coleção completa de motocicletas Harley-Davidson Grand American Touring, Cruiser, Sport e Adventure Touring, todas apresentadas e com os preços no site H-D.com e que, em março estarão disponíveis nas concessionárias de todo o Brasil.

 

EL SALVADOR COPIA BRASIL

O Governo de El Salvador está implementando, de maneira inédita soluções integradas de monitoramento de trânsito, que serão utilizadas em todo o país e foram fabricadas no Brasil. A iniciativa inclui 65 equipamentos de fiscalização eletrônica (radares Doppler).

Estes dispositivos possibilitam a detecção de infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e uso indevido de faixas exclusivas. El Salvador não dispunha de qualquer tipo de controle de tráfego similar a estes até então.

Além disso, autoridades de trânsito de El Salvador buscaram informações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para que as regras brasileiras pudessem ser adequadas e implementadas de acordo com a realidade do país.

FIAT TORO GANHA MOTOR 2.2 DE 200 CAVALOS

A Fiat Toro, líder no segmento de picapes médias, que combina a praticidade urbana e o estilo de vida aventureiro, ganha nova motorização Turbodiesel para suas versões Volcano e Ranch.

Com o novo motor Multijet 2.2 Turbodiesel, a Fiat Toro passa a ter 200 cv de potência e 450 Nm de torque, um ganho de 18% na potência e 29% no torque.  Este incremento proporciona maior desempenho em todos os tipos de terrenos e oferece uma experiencia de dirigir única, podendo andar a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm, mais conforto, economia e prazer ao dirigir.

Seu preço é R$207.000.

OMODA JAECOO ADQUIRE FÁBRICA EM SÃO PAULO

Omoda Jaecoo aos poucos ganha terreno, literalmente, na fábrica da Caoa Chery instalada em Jacareí (SP), que está sem realizar atividades produtivas desde 2022. Segundo a agência Automotive Business em dezembro, os sócios que controlam a unidade, no caso, Caoa International e a Chery Automobile, concordaram em doar o imóvel ali erguido para a empresa Acteco Brasil.

Esta companhia, a Acteco, foi registrada no país em julho do ano passado e tem como nome fantasia no mercado brasileiro justamente Omoda & Jaecoo Brazil Automobile, com sede em Cariacica (ES).

 

POLO AUTOMOTIVO DA STELLANTIS NO RJ COMPLETA 24 ANOS

Inaugurado em 1º de fevereiro de 2001, o Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) celebra 24 anos de operações, reafirmando seu legado no Rio de Janeiro como referência em qualidade e inovação na indústria automotiva. Com mais de duas décadas de história, a planta sul-fluminense se destaca pelo pioneirismo do setor automotivo no estado, sendo a primeira fábrica de automóveis do Rio de Janeiro.

Nesse período, já foram produzidos mais de 2,4 milhões de motores e cerca de 1,9 milhão de veículos, divididos entre 16 modelos diferentes das marcas Citroën e Peugeot, iniciando com os icônicos Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso.

Atualmente, são produzidos em Porto Real os modelos integrantes da família C-Cubed: os Citroën C3, Aircross e o Basalt.

1,2 MILHÕES DE AUTOS USADOS VENDIDOS EM JANEIRO

A FENAUTO divulgou seu relatório sobre a venda de veículos usados no primeiro mês do ano. O setor registrou 1.225.962 unidades comercializadas, uma alta de 2,1% em comparação com janeiro de 2024, apesar de um recuo natural, para esta época do ano, de 16,9% em relação a dezembro de 2024.

Para a Federação, esse recuo já é esperado pelo comércio em todo começo de ano, por conta de muitos compromissos que o consumidor tem como pagamentos de IPVA, IPTU, férias e matrículas escolares, entre outros. A entidade ressaltou que o Nordeste apresentou vendas 15,7% superiores ao mesmo período de 2024, pela alta procura atividade pela região por conta das férias nesta época do ano.

Em contrapartida, o Sudeste, origem de boa parte dos turistas que buscam destinos alternativos nas férias, o movimento de vendas recuou 4,6% em relação ao acumulado de 2024.

FORD APRESENTA NOVO MOTOR COM MAIS DE 1000 CAVALOS

Ford anunciou dois novos motores especiais que serão lançados este ano para preparadores e fãs de performance nos Estados Unidos: um Megazilla V8 supercharger 7.3 L e um Coyote V8 supercharger 5.0 L. O objetivo é atender o crescente mercado de personalização de veículos para uso em competição e “hot rods”. O novo Megazilla superalimentado 7.3 L é indicado para quem deseja potência máxima.

Como seu antecessor, ele tem pistões, bielas e virabrequim de aço forjado, cabeçotes retificados e polidos e molas de válvulas aprimoradas. A grande novidade é a adição de um supercharger Whipple Gen 6 de 3 litros, que eleva a sua potência a mais de 1.000 cv. O seu uso é aprovado somente para competição.

Quem deseja um veículo legalizado para as ruas tem a opção do motor Coyote 5.0 L do Mustang Dark Horse. Ele é equipado com um supercharger de 3 litros, módulo de controle reprogramado e outros recursos para gerar mais de 800 cv de potência e torque estimado em 85 kgfm.

Além disso, vem com garantia limitada de dois anos ou 24.000 milhas (38.624 km). Ambos os motores poderão ser adquiridos por encomenda a partir do quarto trimestre deste ano, nas concessionárias Ford ou na Ford Performance nos Estados Unidos.

 

NOVA TRIUMPH TIGER SPORT 800

A Triumph apresentou a nova Tiger Sport 800, uma motocicleta que combina o desempenho e a personalidade única dos motores da fabricante britânica, proporcionando uma experiência de pilotagem emocionante e dinâmica.

A Tiger Sport 800 tem um novo motor de 800cc e 115 cavalos que combina a boa potência do motor e um chassi que assegura estabilidade. É uma moto versátil com acabamento de qualidade premium.

Em breve estará disponível no Brasil e o preço ainda não foi definido.

 

MAIS FACILIDADE PARA RECARREGAR ELÉTRICOS DA GWM

Com o crescimento acelerado da infraestrutura de mobilidade elétrica, a parceria entre a VoltBras e a GWM apresenta uma solução inovadora que promete transformar a experiência dos motoristas de veículos híbridos e elétricos no Brasil. O projeto resultou na integração de funcionalidades ao aplicativo My GWM, voltadas para simplificar e otimizar o processo de recarga em trajetos de longa distância.

O novo recurso do aplicativo My GWM é uma solução incorporada e interoperável, além de permitir que os condutores visualizem em tempo real as estações de recarga disponíveis em uma malha crescente de operadores. Bernardo Durieux, CEO da VoltBras comenta que a funcionalidade que centraliza informações sobre estações de recarga, pagamento e usabilidade, é fruto de um trabalho conjunto que superou desafios tecnológicos e logísticos.

Com essa novidade, os usuários poderão viver uma experiência ainda mais completa, facilitando a localização, desbloqueio, acompanhamento e pagamento das recargas, tudo diretamente no My GWM, eliminando a necessidade de múltiplos aplicativos. A integração com outras redes é um dos principais focos da GWM, permitindo que os motoristas tenham acesso a uma rede de carregadores cada vez maior e que está em uma crescente no mercado brasileiro. Entre as redes participantes se destacam pelo número de pontos e abrangência, a ChargeOn, Go Electric, Parkstrom, Gsol Eletropostos e V2 Grid.

Related posts