JEEP COMMANDER BLACK HAWK É A VERSÃO TOP DO LÍDER
Existe um segmento que não tem vendas tão expressivas quanto ao volume mas nele tem produtos que atendem quem tem família grande, são os SUVs de 7 lugares. Neste segmento as opções com luxo e sofisticação são poucas e o Jeep Commander lidera com folga.
Já fiz matéria sobre ele mas agora vou falar da versão top da linha chamada Black Hawk, Falcão Negro na nossa língua. Essa versão tem um motor importado chamado de Hurricane (Furacão) que tem 4 cilindros, 2.0L, turbo, gasolina como combustível, 272 cavalos e 40,8 kgfm de torque e é ligado por botão sendo a chave presencial.
A tração é 4X4 e o câmbio é automático de 9 marchas com borboletas no volante para as trocas manuais. Apesar dessa “cavalaria” toda consegui andar na cidade consumindo aproximadamente 8 km/l e apesar de seu peso, 1.685 kg, ele tem muita disposição para arrancar, nas retomadas e faz de 0 a 100km/h em apenas 7 segundos.
Como o motor é mais forte que outro que integra a linha Commander, o 1.3 Turbo Flex de 185 cv, a suspensão foi recalibrada.
No visual o Black Hawk chama a atenção. É todo preto, até nas rodas, e os vidros da coluna B para trás são escurecidos.
O modelo tem nova grade e novas aletas da ventilação e os faróis, luzes auxiliares e até a luz de posição, DLR (Daytime Running Light), são de LED.
O carro é cheio de tecnologia e segurança. O volante tem sensor capacitivo para saber se as mãos estão nele, tem alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, assistente de centralização de faixa, assistente de permanência na faixa, parada de emergência e muito mais.
No interior os bancos são de couro com parte em camurça e regulagem elétrica nos dois bancos da primeira fila e memória para o banco do motorista. A mesma camurça que fora parte dos bancos está no painel dando um aspecto de mais sofisticação ao modelo. Tem teto solar panorâmico e muito outros itens de conforto como som premium da Harman Kardon, o sistema multimídia com tela de 10,1” que se conecta a smartphones sem fio, wi-fi nativo grátis por um ano, ar condicionado digital com saída na segunda fileira de bancos onde também tem tomadas USB do tipo A e C e tomada de 127 Volts.
No console dianteiro tem carregador de smartphone wireless com refrigeração para que o aparelho não altere seu desempenho com o calor do carregamento e do uso. O painel de instrumentos é digital, configurável, em tela de 10,25”.
A tampa do porta-malas abre e fecha automaticamente e a capacidade é de 233 litros usando os 7 lugares e com bancos rebatidos a capacidade vai até 1.760 litros. Rebater os bancos da 3ª fileira é muito simples e quando acontece surge um fundo plano que facilita a colocação de cargas.
O carro possui uma infinidade de porta objetos e até um no fundo do porta-malas. Com 4.76 m de comprimento o Jeep Commander Black Hawk é montado na fábrica do grupo Stellantis em Pernambuco e seu preço é de R$321.290 e agora a garantia é de 5 anos.
AUTOS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO
O Volkswagen Polo continuou sendo o carro mais vendido no Brasil no mês de agosto com 14.274 unidades comercializadas.
2º vem o Chevrolet Onix com 9.018
3º Fiat Argo 7.768
4º o Volkswagen T-Cross que é o SUV mais vendido do Brasil com 7.118
5º Hyundai HB20 com 7.103
6º Chevrolet Tracker
7º Hyundai Creta
8º Jeep Renegade
9º Nissan Kicks
10º Chevrolet Onix Plus, que é o sedã mais vendido no Brasil, com 4.843.
O RANKING DAS PICAPES
A Fiat Strada, picape mais vendida do Brasil, finalizou mais uma vez o mês na 1ª posição do ranking, com 16.420 unidades emplacadas atingindo o maior volume de emplacamento desde seu lançamento em 1998. Aliás, esta é a quarta vez na história que o modelo supera as 14 mil unidades em um mês.
A segunda colocada no ranking de agosto também é da Fiat, a Toro, com 5.549 unidades.
Em 3º vem a Volkswagen Saveiro com 5.519
4º Toyota Hilux 4.730
5º Ford Ranger 2.782
6º Chevrolet Montana
7º Chevrolet S10
8º a RAM Rampage
9º Renault Oroch
10º Mitsubishi L200.
STELLANTIS INVESTE NA ARGENTINA E TEM NOVIDADES
A Stellantis confirma a importância da Argentina para o plano estratégico global Dare Forward 2030 com novos projetos para o país. Os US$ 385 milhões recentemente anunciados como investimento representam o montante mais significativo da indústria automotiva argentina em 2024.
Ele será destinado diretamente para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, fundamental para desenvolvimento estratégico da Stellantis na América do Sul. A Stellantis é a única montadora que possui duas fábricas que produzem automóveis na Argentina (Córdoba e El Palomar), cada vez mais preparadas para projetar, desenvolver e produzir os automóveis mais modernos da região, expandindo seus negócios, reafirmando o valor de suas marcas icônicas e, o mais importante, atendendo às necessidades de seus clientes.
No Polo Automotivo Stellantis de Córdoba é fabricado o carro mais vendido dos últimos três anos no mercado argentino, o Fiat Cronos, fruto de um trabalho árduo que tornou o modelo competitivo, e um dos mais exportados para a região, especialmente para o Brasil, onde também é líder do segmento.
Esse novo investimento de US$ 385 milhões será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor, e na contratação de colaboradores, dos quais 50% serão mulheres, em linha com o compromisso da empresa com o pilar de diversidade e inclusão.
CAMPANHA DIVULGA VOLKSWAGEN POLO ROCK IN RIO
Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2024, a Volkswagen do Brasil estreou a campanha publicitária do Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País e automóvel oficial do maior festival de música e entretenimento do mundo. O filme da AlmapBBDO captura a energia vibrante do evento e destaca a parceria de 13 anos com a Volkswagen, que já patrocinou o Rock in Rio em outras quatro edições: 201102013, 2015 e 2022.
O conceito da campanha celebra os 40 anos do Rock in Rio e os 71 anos da Volkswagen do Brasil, unindo a icônica música “Smoke On The Water”, do Deep Purple, a ícones da marca ao longo das décadas. A trilha sonora, produzida pela Cabaret Studio, serve como fio condutor do enredo, acompanhando um personagem que, partindo de 1985, avança pelas décadas com diferentes modelos da Volkswagen, sempre rumo ao Rio de Janeiro.
A jornada culmina no Rock in Rio 2024, destacando a forte presença da marca nas histórias dos brasileiros e na Cidade do Rock.
ROYAL ENFIELD AMPLIA REDE
A Royal Enfield, montadora com a mais longa trajetória contínua de atividades, anuncia plano de expansão para sua rede de concessionárias no Brasil. A marca irá inaugurar doze novas unidades, que irão agregar e ampliar significativamente a presença da Royal Enfield pelo país, totalizando 38 concessionárias até o final de 2024.
O plano de expansão da rede de concessionárias faz parte do plano REBRA 2030, que prevê de forma estratégica fortalecer a marca Royal Enfield no Brasil, alcançando novos territórios no país e atendendo as necessidades dos clientes. Serão 12 novas unidades que irão ampliar a presença da empresa nas regiões do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, ainda no ano de 2024, com objetivo de levar a experiência única e se consolidar no mercado. No mês de agosto a Royal Enfield foi a 6ª marca a vender mais motos no Brasil.
VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN LIDERAM AS VENDAS
O mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (com recarga externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos. Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312).
No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).
INFRAESTRUTURA PARA ELETRIFICADOS MELHORA A CADA DIA
O crescimento das vendas tem aquecido toda a cadeia produtiva, principalmente a de infraestrutura de recarga. No Brasil, segundo dados da Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE, já estão disponíveis 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto.
Desse total, 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida. Desde o início da série histórica da ABVE (2012) até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV). Desses, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV).
A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro em agosto (automóveis e comerciais leves) foi de 6,6% em agosto. Esse percentual manteve a média de market share dos eletrificados, em torno de 7% ao longo ao ano.
GM VAI COM TUDO EM SÃO PAULO E CONFIRMA MODELOS HÍBRIDOS
A General Motors anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões no estado de São Paulo, em aporte destinado às plantas de São José dos Campos e São Caetano do Sul. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (4), no auditório do centro tecnológico da GM, em São Caetano. Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, participaram do evento a convite da montadora.
De acordo com a GM, o investimento contemplará quatro frentes: renovação do portfólio das fábricas, novas tecnologias, com dois modelos híbridos flex já em desenvolvimento, atualização das operações e novos negócios. A montadora não especificou quanto do montante será destinado a São José dos Campos nem estabeleceu um prazo para que o investimento na planta seja concluído. Porém, destacou que pretende lançar o primeiro carro híbrido flex da GM no mundo, em 2025.
Durante a cerimônia, a convite da empresa, o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano, destacou a importância do anúncio. Em janeiro deste ano, a GM já havia anunciado investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, até 2028. O montante de São Paulo faz parte desse valor.
Além de São José dos Campos e São Caetano do Sul, a GM investirá nas plantas de Gravataí (RS) e Joinville (SC).
AUDI ABRE PRÉ-VENDA DO INÉDITO Q6 E-TRON
A Audi do Brasil está realizando uma ofensiva de lançamentos que a marca das quatro argolas fará no país nos próximos meses, e o inédito Audi Q6 e-tron, que representa a visão da fabricante para a mobilidade elétrica premium do futuro, entra em pré-venda a partir deste mês. As encomendas do modelo já podem ser realizadas na rede de 42 concessionárias autorizadas da marca em todo o país.
Estão disponíveis duas versões – Q6 e-tron Performance quattro e Q6 e-tron Performance Black quattro – com valores a partir de R$ 529.990,00, na modalidade venda direta.
O veículo 100% elétrico representa o próximo passo da Audi em seu projeto de eletrificação, adotando a nova linguagem visual de design da marca, oferecendo autonomia para percorrer longas distâncias e apresentando tecnologias inéditas como a Plataforma Elétrica Premium – Premium Platform Electric (PPE), que irá revolucionar a dinâmica de condução dos modelos eletrificados.