COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 07/06/2021

CAOA CHERY LANÇA SUV TIGGO 3X

Inaugurando o novo design da marca a CAOA Chery lança o Tiggo 3X que tem a mesma plataforma do Tiggo2 mas com o novo design, mais conteúdo, segurança, conforto e um novo motor. Em relação ao Tiggo 2 o novo modelo recebeu modificações em 20 itens que melhoraram o isolamento da cabine agora mais silenciosa e também forma melhorados os níveis de vibração.

Os faróis tem uma nova tecnologia LED TEC e são 2,7 vezes mais eficientes e estão situados nos para-choques. Na segurança destaque para o controle de estabilidade e tração da Bosch numa versão mais atual, a mesma que equipa o SUV top da marca, o Tiggo 8.

O motor é 1.0 flex, turbo, 3 cilindros, mais silencioso do que o 1.5 do Tiggo 2, com 102 cavalos usando só etanol ou 97,9 cavalos usando só gasolina. O melhor consumo é conquistado usando apenas gasolina e fica em 8,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. O destaque do motor é o torque de 17,1 Kgfm já conquistado em baixas rotações e a transmissão é automática CVT de 9 velocidades.

Testei o carro na cidade de São Paulo e gostei muito da arrancada, do desempenho nas curvas com boa estabilidade, a cabine é realmente bem silenciosa e os comandos estão bema mão inclusive a tela do multimídia de 9”.

A lista de equipamentos de série é grande o que leva o carro a se destacar bastante do Tiggo 2. Na verdade o Tiggo 3X é um SUV compacto numa configuração mais sofisticada para atender clientes mais exigentes na faixa entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X. 

São duas versões, a Plus por R$94.990 e a Pro por R$99.990. Seus concorrentes são o novo Fiat Pulse que está sendo lançado em breve, o Nissan Kicks, Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Honda WR-V.

OS 10 MAIS DE MAIO

O Fiat Argo foi o carro mais vendido no Brasil no mês de maio com 10.929 unidades comercializadas. A Fiat também abocanhou a segunda posição no ranking com o Mobi com 7.443.

Em 3º ficou o Jeep Renegade com 7.361 portanto o Grupo Stellantis ficou com as três primeiras posições.

Em 4º Hyundai HB20 7.290, 5º Hyundai Creta 6.983, 6º Volkswagen Gol 6.795, 7º Jeep Compass 6.135, 8º Volkswagen T Cross 5.486, 9º Renault Kwid 4.852 e em 10º Chevrolet Tracker 4.718.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

No ranking de maio o Chevrolet Onix ficou em 11º porque a fábrica andou parando a produção. O Toyota Corolla Cross que chegou ao mercado recentemente ficou em 13º com 3.678 unidades.

O primeiro no ranking entre os importados, com produção fora do mercosul, foi o BMW/320I com 557 unidades que ficou na 46º posição no geral e a Porsche continua vendendo bem com seu 911 ficando na 69º posição com 128 unidades o que é muito bom para um veículo que tem preço inicial de R$700 mil.

COMERCIAIS LEVES EM DESTAQUE

Em maio a picape Fiat Strada manteve a liderança entre os comerciais leves com 9.918 unidades e se afastou bastante da Fiat Toro que fechou o mês com 3.942 unidades.

Toyota Hilux em 3º com 3.132, Volkswagen Saveiro em 4º com 2.457, Chevrolet S10 em 5º com 1.946, o utilitário Fiat Fiorino em 6º com 1.591, Ford ranger em 7º com 1.430, Mitsubishi L200 em 8º com 1.242, Volkswagen Amarok em 9º com 1.103 e a Master que é a van da Renault ficou em 10º com 909.

JEEP ALCANÇA VENDA HISTÓRIA

Maio foi um mês histórico para a Jeep. A marca alcançou a sua melhor participação de mercado de todos os tempos, com 7,7% de market share na indústria. Obteve também excelente desempenho no segmento que criou, o de SUVs, com a fatia de 22,9%.

Além disso, seus veículos nacionais, Renegade e Compass, foram mais uma vez líderes nas suas categorias. O Renegade impressiona, detém a liderança entre os SUVs tanto do mês quanto do acumulado de 2021. E em maio, o utilitário esportivo alcançou cerca de 18% das vendas em seu segmento, com um recorde de vendas no ano com 7.361 unidades, e ainda está presente no pódio dos veículos mais vendidos do País, ocupando a quarta posição. Vale destacar que recentemente o Renegade ultrapassou a marca de 30 mil unidades vendidas em 2021.

Destaque entre os SUVs médios, o Compass, que teve sua nova geração lançada em 28 de abril, conquistou um importante feito em maio: ultrapassou a marca de 250 mil unidades vendidas desde o seu lançamento.

No mesmo mês, o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil teve 6.136 unidades comercializadas e segue líder de seu segmento no mês e no ano.

EMPLACAMENTOS CRESCEM

A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou que os emplacamentos de veículos, no mês de maio/2021, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) tiveram crescimento de 10,82% sobre o mês anterior (319.257 unidades contra 288.081 emplacamentos) e 218%, quando comparado a maio/2020 (100.394 veículos). Para o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, a alta foi impulsionada por conta das entregas de veículos vendidos em meses anteriores.

NISSAN E SEU OBJETIVO DE ZERO EMISSÕES

Através da inovação e tecnologia de seus produtos sob a visão Nissan Intelligent Mobility, a Nissan busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade, para atingir o objetivo de zero emissões e zero acidentes. Desta maneira, busca mover as pessoas em direção a um futuro melhor. 

A Nissan tem mais de 70 anos de experiência na produção de veículos elétricos e o principal representante da mobilidade elétrica foi lançado em 2010 para fortalecer o compromisso da marca com um mundo com zero emissões.

Desde o seu lançamento, o Nissan LEAF ajudou a economizar mais de 2,1 milhões de toneladas de CO2, o que se traduz em mais de 2,5 bilhões de quilômetros rodados sem emissões até o momento. Em janeiro de 2021, a Nissan estabeleceu a meta de carbono neutro para 2050 em todas as operações da empresa e ciclos de vida do produto.

Na América do Sul, o Complexo Industrial de Resende (RJ) segue um conceito de fábrica sustentável que vai além da utilização de equipamentos de última geração e avançados processos de produção de veículos e motores. O compromisso em ser uma unidade verde, uma das mais sustentáveis da Nissan em todo o mundo, nasceu já na concepção do projeto dos prédios e de toda a infraestrutura.

Related posts