CHEVROLET MONTANA PREMIER, LUXO E ESPORTIVIDADE
Testei a picape Chevrolet Montana na versão Premier que é bem equipada e só perde em preço e equipamentos para a versão RS. A Nova Montana não tem nada a ver com a antiga que era derivada de um automóvel. A nova, ano 2024, foi construída na plataforma do Tracker e assim passa para o segmento intermediário para brigar com o Fiat Toro e Renault Oroch.
Montana Premier tem motor Flex, 1.2 L, 3 cilindros, turbo de 133 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. A caçamba, denominada Multi-flex, tem capacidade para 874 litros com melhor colocação contra água e poeira. O visual é mais esportivo com grade frontal em cromo escurecido e as rodas são de 17” diamantadas e também escurecidas. Os faróis e luzes diurnas são de LED e tem alerta de ponto cego.
Os materiais do interior dão um ar de sofisticação e esportividade. O volante é multifuncional e tem revestimento premium como os bancos. No painel computador de bordo completo com indicação da vida útil do óleo e indicação da pressão dos pneus. A multimídia está bem posicionada e a conectividade tem wi-fi nativo para até 7 aparelhos com sinal 12X mais intenso e sistema On Star. O ar condicionado é automático e os porta-objetos estão bem posicionados.
No console tem carregador sem fio para o smartphone. É uma picape ótima para uso urbano que tem conforto, o espaço para os ocupantes da segunda fileira de bancos é bom, tem boa dirigibilidade e é bem equipado. Eu gosto desse câmbio automático de 6 velocidades da GM e acho que ele casa muito bem com esse motor turbo de 1.2L.
Eu, durante esses testes, andando em estradas e serras e o desempenho de Montana me atendeu muito bem. Não andei com ela cheia de passageiros e nem com carga mas gostei do consumo.
No perímetro urbano, usando apenas gasolina, o computador de bordo acusou consumo de 12,2 km/lo que é muito bom. Segundo o Inmetro com gasolina o consumo fica em 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, enquanto com etanol os números são de 9,3 km/l na estrada e 7,7 km/l na cidade cidade cidade.
Um Chevrolet Montana Premier custa R$ 148.990.
A versão de entrada tem câmbio manual e custa R$ 121.790 e a versão mais cara é a RS por R$ 151.890, todas com 3 anos de garantia.
BYD LANÇA SEU SPORT COUPÉ SELO 100% ELÉTRICO
A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, a cada dia mostra sua força e sua disposição para investir no Brasil. Vai assumir uma fábrica da Ford em Camaçari – BA, vai montar um centro de desenvolvimento em Salvador, vai investir bilhões, construir outras fábricas e não para por aí.
Em agosto os três carros elétricos mais vendidos no Brasil são da BYD. Primeiro o compacto Dolphin com 762 unidades, em 2º a mini van D1 com 153 e em 3º o SUV Yuan Plus com 132 unidades. Depois dessas vendas ela encerrou o mês de agosto apresentando o cupê esportivo Seal, 100% elétrico, que será o assunto principal da próxima edição.
Preciso de espaço porque o Seal tem muitos predicados, ótimo preço (R$296.800) e entrega muitas vantagens para o comprador. O Selo BYD vai mexer com o mercado dos veículos premium.
GWM LANÇA SEU PRIMEIRO CARRO 100% ELÉTRICO
A GWM Brasil lançou seu primeiro carro 100% elétrico: o Ora 03, um hatchback premium urbano que já está disponível em duas versões, Skin e GT, além de uma série especial, limitada a 200 unidades, chamada de Skin Copacabana. Com esse lançamento, a GWM completa sua família de carros com opções híbridas, híbridas plug in e 100% elétricas.
Os preços do Ora 03 variam de R$ 150 mil, para a versão Skin, até o GT que sai por R$ 184 mil. No lançamento tem também a edição especial Skin Copacabana, por R$ 150 mil, com opcional de teto solar por mais R$ 10 mil. O MOTOR DO Ora 03 tem potência de 171 cavalos e a diferença entre as duas versões comercializadas é a capacidade da bateria. Enquanto a bateria da versão Skin tem capacidade de 48 kWh na GT é de 63 kWh.
A pré-venda já está disponível nas lojas, nas lojas de compras distribuídas pelo Brasil ou na plataforma Mercado Livre mediante o depósito de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto. O GWM Ora 03 tem piloto automático inteligente, 7 air bags.
Alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de ponto cego, reconhecimento de placas de velocidade com alerta de velocidade e muitas outras tecnologias que a gente não vê em carros compactos.
CARROS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO 2023
O mercado de automóveis apresentou uma nova realidade depois da última fase das compras com desconto por causa do incentivo do governo. Com isso a lista dos 10 mais vendidos ficou mais real.
Em agosto o carro mais vendido foi o Chevrolet Onix com 8.343 unidades comercializadas.
Em 2º Volkswagen Polo 8.220,
3º Hyundai HB20 8.050,
4º Chevrolet Onix Plus 7.055,
5º Fiat Mobi 6.593,
6º Chevrolet Tracker 6.372,
7º Fiat Argo 5.892,
8º Honda HR-V 5.775,
9º Volkswagen T-Cross 5.452
10º Jeep Compass 5.315.
PICAPES MAIS VENDIDAS EM AGOSTO 2013
A imbatível Fiat Strada continua sendo o veículo de 4 rodas mais vendido do Brasil e, evidentemente, é a picape mais vendida. Em agosto foram comercializadas 12.870 unidades.
Em 2º no ranking ficou A Fiat Toro 4.639,
3º Volkswagen Saveiro 4.593,
4ºToyota Hilux 4.435,
5º Chevrolet Montana 2.884,
6º Chevrolet S10 2.037,
7º Ford Ranger 1.825,
8ºMitsubishi L200 1.004,
9º Nissan Frontier 803
10º Volkswagen Amarok 554.
RANKING DOS ELETRIFICADOS
O carro elétrico mais vendido no Brasil em agosto foi o BYD Dolphin com 371 unidades comercializadas. Em 2º BYD D1 com 153, 3º BYD Yuan Plus com 132. Entre os híbridos fica difícil apontar porque a Toyota possui dois modelos, Corolla Cross e Corolla Sedã, mas os números divulgados são do total das vendas do modelo e inclui os modelos à combustão .
As novas marcas que chegaram à GWM comercializaram em agosto 1.452 unidades do Haval 6 e a BYD vendeu 762 unidades do Song Plus.
JEEP WRANGLER CHEGA A 5 MILHÕES DE UNIDADES
A marca Jeep anunciou a marca de cinco milhões de unidades do modelo Jeep Wrangler vendidas em todo o mundo. E a unidade que representou esse marco foi um Jeep Wrangler Rubicon 4xe 2023, Edição de 20º aniversário, com pintura externa Earl, que foi comprada por um cliente em Camden, Nova Jersey, nos EUA.
O proprietário receberá US$ 5 mil em peças e acessórios Jeep by Mopar e benefícios decorrentes do atendimento ao cliente no Jeep Wave. O Jeep Wrangler é o ícone da marca e um dos modelos mais reconhecidos na indústria, e assim tem sido desde a sua apresentação no Salão do Automóvel de Chicago de 1986 (como um modelo de 1987), complementando o Jeep CJ e continuando o legado estabelecido pelo Willys MB original de 1941.
DUCATI DESERTX COM GARANTIA EXTENDIDA
Através do Programa Exclusivo de Extensão da Garantia de Fábrica da Ducati, o Ever Red, os ducatistas podem ampliar a garantia original de fábrica da sua moto por até cinco anos. Agora, o mais recente lançamento da Ducati, a DesertX, já está elegível no programa de extensão de garantia.
Os preços de contratação variam de acordo com o período escolhido, sendo possível adquirir a extensão de garantia a partir de R$ 770,77 (período de um ano adicional).
VOLKSWAGEN VAI PATROCINAR O ROCK IN RIO 2024
A Volkswagen do Brasil anuncia o patrocínio ao Rock in Rio 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já teve quatro edições patrocinadas pela marca (2011, 2013, 2015 e 2022). A parceria foi anunciada na coletiva de imprensa do The Town 2023, que também tem a Volkswagen como patrocinadora.
Em sua 1ª edição, o The Town já é o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo (SP) e agitará a cidade nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos. O The Town é dos mesmos produtores do Rock in Rio. “A presença da Volkswagen do Brasil nos festivais de música nos consolida como uma marca cada vez mais humana, diversa, vibrante e conectada aos brasileiros.
Em nossos 70 anos de Brasil, temos enorme orgulho de anunciar o patrocínio ao Rock in Rio 2024, sendo nossa quinta participação no evento, e de ser o fabricante de carros oficial do The Town 2023, em sua edição de estreia. Nos festivais de música, além de apresentarmos o nosso portfólio de produtos e lançarmos versões especiais, estamos próximos das pessoas e contribuímos com a transformação social, como o projeto Favela 3D, que tem apoio da Fundação Grupo Volkswagen, tornando a nossa missão no The Town ainda mais nobre”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil e guitarrista em sua banda de rock nas horas vagas.
NISSAN ANUNCIA A 3ª EDIÇÃO DA SÉRIE LIMITADA KIKCS XPLAY
A Nissan lançará neste mês a terceira edição da série limitada Kicks XPlay. Fabricada em Resende, no estado do Rio de Janeiro, a novidade terá apenas 1 mil unidades para o mercado brasileiro. Com design esportivo, a edição limitada Nissan Kicks XPlay foi lançada em 2021 com uma combinação exclusiva de dois núcleos Branco Diamond perolizado com teto vermelho, quando se tornou o primeiro carro do mercado brasileiro vinculado a um certificado de arte digital , um Non Fungible Token ( NFT) de obra feita por um artista digital brasileiro inspirada na própria série especial do crossover.
Um ano depois foi a vez da segunda edição , com uma nova e inédita combinação de cores, cinza com teto vermelho. E, em breve, a terceira edição chegará com novas exclusividades para o Nissan Kicks.