COLUNA DO JOÃO MENDES – 01/04/2019

CHEGOU O VOLKSWAGEN T-CROSS 1.0 TURBO

Motor 1.0 nasceu e caiu na boca do povo como sendo motor de carro barato, carro popular, uma categoria que tinha muitos modelos de várias marcas que habitavam as primeiras posições nas listas dos mais vendidos o que não acontece mais hoje.

Os tempos mudaram, surgiram novas tecnologias, e hoje motores de 1.0 litro tem sofisticação técnica e aperfeiçoamentos inimagináveis quando os chamados populares surgiram no final da década de 1970 com a crise do petróleo.

A Volkswagen lança agora seu primeiro utilitário esportivo com motor 1.0, que leva a sigla 200 TSi alusiva aos 200 Nm de torque desse motor. Essa sigla parece bem apropriada para afastar a ideia de que o carro é um 1.0, dos antigos, e porque o carro tem tanta eletrônica e predicados de segurança e conectividade que tem que ser valorados. O T-Cross mais barato com o motor 200 TSi possui câmbio manual e custa R$84.990 o que faz o leigo já reclamar: “ Tudo isso por um carro 1.0 !!!”.

Vamos aos fatos, esse 1.0 tem 3 cilindros, turbo, que desenvolve até 128 cv de potência e tem injeção direta de combustível. É um propulsor moderno, muito premiado, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades que consegue rodar 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14,5 Km/l de gasolina na estrada, segundo a regulamentação do Inmetro.

Além disso o T-Cross vem já vem de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), lanternas traseiras de LED, direção elétrica, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa.

Na versão 200 TSi com câmbio automático de 6 marchas, Tiptronic, com as borboletas no volante para as trocas manuais, ainda tem espelhos laterais com ajuste elétrico e setas integradas, faróis de neblina, sistema Isofix para cadeirinha de criança, iluminação em LED, rodas de liga leve de 16″, rack de teto, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto com comando remoto, sistema de som Media Plus com quatro alto-falantes, suporte para smartphone com entrada USB, vidros elétricos com função one-touch e volante multifuncional por R$94.490 e a versão top, também com câmbio automático, é a Confortline que tem mais o ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste da lombar, câmera de ré, rodas de liga leve de 17″, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, sistema de frenagem automática pós-colisão, indicador de controle de pressão de pneus e sensor de estacionamento dianteiro e custa R$99.440.

Segundo a Volkswagen o T-Cross ainda tem o melhor custo na manutenção com as 3 primeiras revisões grátis e a previsão de gastar apenas R$2.000 até a revisão de 60.000 Km. O modelo também é muito seguro, tem 6 air bags de série em todas as 4 versões e recebeu nota máxima, 5 estrelas, no Instituto Ncap da América Latina, e foi avaliado pelo Car Group como o melhor do segmento no índice de reparabilidade o que barateia o valor do seguro.

Com o T-Cross a Volkswagen chega meio atrasada na briga deste disputadíssimo segmento dos SUVs compactos mas tem produto que vence a concorrência em itens importantes como segurança e desempenho e pode obter o sucesso que sonha.

FATOS RELEVANTES:

A Fiat sempre mostra algum modelo da Alfa Romeu no Salão de São Paulo mas não faz a importação abrindo espaço para os importadores independentes como Direct Imports, de São Paulo, que trouxe ao Brasil o Alfa Romeo Stelvio Q4, o primeiro modelo dessa categoria da fabricante italiana a desembarcar por aqui. O preço do crossover é R$ 399 mil já com taxas e impostos.Lançado em 2016, o Stelvio é fabricado na cidade italiana de Cassino Frosinone, e vendido na Europa e Estados Unidos pela Fiat Chrysler (FCA) sob a plataforma Giorgio, usada em produtos das linhas Maserati, Dodge e Jeep. O Stelvio Q4 vem equipado com motor 2.0 turbo MultiAir de alumínio que desenvolve 280cv e câmbio automático de oito velocidades acelerando de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Além desta versão, a Alfa Romeo oferece o Stelvio Quadrifoglio com motor 2.9 V6 twin-turbo de 503cv desenvolvido pela Ferrari. No mercado desde 2004, a Direct Imports tem sede na Avenida Europa, em São Paulo, e estrutura própria em Miami, nos Estados Unidos. Todos os modelos importados pela empresa já incluem os impostos, transportes e taxas alfandegárias. A entrega no Brasil ocorre com prazo médio de 45 dias.

* Para oferecer um seguro desburocratizado a Suhai Seguradora, especializada em furto e roubo de automóveis, esta disponibilizando um produto de fácil contratação. Após as validações do formulário, o motorista recebe um link da Suhai Seguradora no celular que o permite um acesso ao aplicativo de vistoria. Após ingressar na plataforma, o usuário começa a ser instruído para iniciar a produção das fotografias. São necessárias oito fotos, todos os ângulos do veículo, sendo necessário também o registro da placa e do chassi. As imagens são enviadas automaticamente, via internet, para a seguradora. Todo o processo leva, aproximadamente, cinco minutos. Muito fácil!

Related posts