Classic 650 Royal Enfield

  • Duplo caráter. Dupla arte. Duplo charme. Todas as características inconfundíveis de um Clássico, agora duas vezes melhor, duplamente feito sob medida, impulsionado pelo aclamado motor Royal Enfield 650 Twin.
  • As pré-vendas no Reino Unido e na Europa começam hoje, com entregas previstas para março de 2025 | O preço sugerido na Europa começa em £6.499 no Reino Unido e €7.090 na França.
A Royal Enfield, líder global no segmento de motocicletas de médio porte (250cc-750cc), lançou a tão adorada e aguardada Royal Enfield Classic 650 no Salão de Motocicletas EICMA 2024 em Milão, Itália. A obra-prima no portfólio da Royal Enfield, a nova Classic 650 é uma versão ampliada da silhueta icônica dos Clássicos do passado e permanece fiel às características puristas da família Classic.
O estilo ‘Classic’ manteve-se como a forma mais pura do DNA da Royal Enfield, sem diluições em cada evolução. Não só tem sido a base de vários modelos de motocicletas da marca, como também se manteve como uma moto com uma herança impecável, elegância atemporal, charme tradicional e um caráter distinto e inabalável. Com seu detalhe personalizado, o estilo da motocicleta representa a cultura do design automotivo clássico, estética e engenharia.
A nova Classic 650 exibe o espírito único da família Classic, mas em dose dupla. Sua forma majestosa e aerodinâmica é impulsionada pelo aclamado motor 650 Twin da Royal Enfield, resultando em uma condução que é tanto rápida quanto prazerosa. Embora permaneça fiel às características da família Classic, a nova moto oferece aos pilotos uma poderosa nova mistura de estética clássica e entrega de desempenho sem esforço. Imponente de se ver, mas amigável para pilotar, esta é inconfundivelmente uma Classic que permanece pura em sua essência.
Ao falar sobre o lançamento da Classic 650, B Govindarajan, CEO da Royal Enfield, disse: “A Classic é o que mantém  nossas raízes  fieis à nossa filosofia de motopurismo. A nova Classic 650 não só mantém e incorpora esse espírito, como o oferece em dose dupla na nossa plataforma mundial 650 Twin. Permanecemos fieis ao propósito e caráter da Classic, e preservamos seu estilo, design e elegância essenciais. Com sua fina elegância de customização, presença majestosa na estrada e seu powertrain refinado, acreditamos que esta motocicleta ressoará profundamente em nossos clientes”.
Duplo o charme
Uma base para muitos modelos de motocicletas Royal Enfield ao longo dos anos, a linha Classic carregou a rica herança e inspiração que mantém as características de design da Royal Enfield, e a Classic 650 não é muito diferente. Ela continua o legado e é construída para refletir os elementos de design familiares e característicos que a conectam aos seus antecessores. O novo modelo continua de forma perfeita com o icônico ‘loop do quadro’ que a conecta a todos os modelos anteriores – desde a OG Classic, passando pelo Thunderbird, até mais recentemente, o Super Meteor e o Shotgun – mas é aí que as semelhanças terminam.
Desenhada com uma atenção meticulosa aos detalhes, a Classic 650 incorpora o espírito da rica história da Royal Enfield com suas linhas suaves, elementos de design característicos e detalhes luxuosos que exalam classe e autenticidade. A motocicleta apresenta um tanque de combustível  esculpido elegantemente, faróis redondos em estilo vintage e para-lamas curvados com elegância, todos homenageando o legado da linha Classic.
Dobro de Capacidade
No coração da Classic 650 está o mundialmente celebrado motor Twin paralelo de 648cc, que faz sua estreia na motocicleta com um novo ajuste, oferecendo uma forte aceleração em baixa rotação e resposta excepcional do acelerador, calibrada com elegância e tranquilidade, características de uma Classic. Apresenta desempenho incomparável, tornando-se a companheira ideal para pilotos que buscam potência e equilíbrio, conforto e controle em cada jornada.
Trocas de marcha refinadas e um chassi bem equilibrado oferecem estabilidade superior e uma experiência de pilotagem aprimorada, mesmo em terrenos irregulares. O motor Twin 650cc, conhecido por sua forte aceleração em baixas rotações, é ideal para arrancadas rápidas e ultrapassagens seguras. Ela entrega um torque responsivo desde as baixas rotações, proporcionando uma onda de potência sem precisar forçar. O motor é impressionantemente livre de estresse e refinado, com mínimas vibrações mesmo em altas velocidades. Sua capacidade de resposta, combinada com um acelerador bem ajustado, torna a condução divertida e envolvente.
Dobro de Personalidade
Embora a Classic 650 compartilhe uma herança comum, é completamente moderna e única. O design, postura e forma da motocicleta foram ajustados às linhas e formato do motor que a alimenta. Ela possui para-lamas mais curtos e esportivos e uma proporção inclinada para frente, adaptada ao motor Twin inclinado para frente, conferindo à motocicleta uma pose dinâmica. Pneus mais modernos e largos aumentam sua capacidade, e formas maiores ao redor dão uma presença condizente com seu motor de maior capacidade.
A nova Classic 650 compartilha seu aclamado chassi com a Super Meteor e a Shotgun 650. Assentos duplos são equipados como padrão, com a opção de remoção do assento do passageiro e rack através de um mecanismo com um único parafuso. Com alumínio polido brilhante e acabamento cromado na unidade de farol e piscas dianteiros, a Classic 650 mantém o estilo característico das motocicletas britânicas pós-guerra, com harmonia visual acentuada por linhas contínuas da frente à traseira.
A motocicleta apresenta o tanque em forma de lágrima e a característica nacela da Royal Enfield que abriga um novo farol de LED, junto com as icônicas ‘luzes de tigre’ – luzes piloto – uma característica duradoura nas motocicletas Royal Enfield desde 1954.
A postura ergonômica de pilotagem, com guidões perfeitamente posicionados e um assento largo e confortável, mantém o piloto confortável durante longas viagens. A suspensão dianteira e traseira da Showa é ajustada para uma qualidade de pilotagem refinada, absorvendo imperfeições da estrada sem esforço, enquanto o manuseio responsivo torna-a ágil no tráfego urbano e confiante nas rodovias.
O painel interativo, com uma tela digital LCD que apresenta odômetro, medidor de viagem, indicador de nível de combustível, lembrete de serviço, indicador de posição de marcha e relógio, permite que o piloto se concentre e aprecie a viagem. Além disso, a motocicleta será oferecida com acessórios genuínos inspirados nos temas Classic e Classic Tourer, permitindo que os pilotos customizem sua máquina para uma experiência de pilotagem ainda mais personalizada. No geral, a Classic 650 incorpora o charme atemporal do motociclismo com precisão e conforto modernos.
Cores Clássicas para Contornos Clássicos
As cores da Royal Enfield Classic 650 trazem de volta os esquemas de cores tão apreciados da Classic 500, junto com uma nova interpretação do legado. Com Vallam Red, Teal Green e Black Chrome, cada cor lindamente complementando  as linhas elegantes e contornos clássicos da motocicleta.
Preços
O preço de varejo sugerido pelo fabricante para a Europa começa em £6,499 no Reino Unido para a cor Vallam Red. Os preços finais para a região EMEA serão anunciados por mercado antes do início das vendas em março de 2025.
As reservas de pré-venda no Reino Unido, Itália, França, Espanha e Alemanha começam hoje, com entregas previstas para março de 2025.
Contexto e História
Embora a nova Royal Enfield Classic 650 seja uma motocicleta totalmente moderna, suas raízes estão intimamente vinculadas ao primeiro Paralelo Twin da Royal Enfield. Revelado no Salão de Motocicletas de Londres em 1948 e conhecido simplesmente como ‘The 500 Twin’, foi uma peça seminal no design e engenharia de motocicletas. Projetado por Ted Pardoe e desenvolvido pelo engenheiro-chefe Tony Wilson Jones, o 500 Twin estava à frente de seus concorrentes em termos de conforto. Enquanto outras motocicletas twin da época tinham chassis rígidos ou suspensão rudimentar de êmbolo, a 500 Twin da Royal Enfield apresentava uma suspensão traseira revolucionária de braço oscilante.
A suspensão traseira de braço oscilante da Royal Enfield foi previamente revelada no protótipo Bullet Trials 350 de 1948. Seu sucesso em competições garantiu seu uso nas Bullet 350 e 500 Twins, tornando-as as primeiras motocicletas de produção completa a apresentar este design em qualquer lugar do mundo. Dentro de alguns anos, praticamente todos os fabricantes adotaram este design da Royal Enfield, que ainda é amplamente utilizado hoje.
A suavidade impecável do 500 Twin também se estendia ao motor. Enquanto a maioria dos motores dessa era eram equilibrados estaticamente, a Royal Enfield foi além ao equilibrar o 500 Twin tanto estaticamente quanto dinamicamente, garantindo que o piloto não experimentasse vibrações incômodas.
Na metade do século XX, o design aerodinâmico prometia modernidade, velocidade e progresso. A ‘forma de velocidade’ aerodinâmica era parte integrante do estilo de design de mestres como Henry Dreyfuss e Raymond Loewy. No 500 Twin, essa influência era evidente no tanque de combustível em forma de gotas, painéis laterais e, talvez de forma mais proeminente, na famosa nacela da Royal Enfield. Com a nova Classic 650 Twin, a equipe de design evoluiu essa linguagem de design, inclinando a postura da motocicleta para dar-lhe uma sensação de movimento, mesmo parada.
O ‘500 Twin’ mais tarde evoluiu para outros modelos paralelos twin, como o Super Meteor, Constellation e Interceptor, mas foi com o 500 Twin que tudo começou.

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