A BMW, uma das fabricantes de automóveis premium mais bem-sucedida mundialmente, também ostenta uma posição privilegiada no segmento de tração nas quatro rodas, mercado no qual fez sua estreia 30 anos atrás. Cerca de um a cada três automóveis BMW vendidos no mundo são equipados com o sistema inteligente BMW xDrive, com tração em todas as rodas. O sucesso da BMW neste segmento foi alcançado não somente por conta dos modelos BMW X, mas também pelos modelos com tração nas quatro rodas baseados em automóveis de outras séries, do BMW Série 1 ao BMW Série 7. Por meio dessas séries de modelos, diversas opções de veículos AWD (All Wheel Drive) são oferecidos em uma ampla gama de versões de motorização.
Ao mesmo tempo, a BMW continua a lapidar essa tecnologia e toma novas direções. Ao oferecer o BMW xDrive, combinando tecnologia híbrida a uma plataforma de tração na roda dianteira, a BMW tem demonstrado com frequência sua proficiência no mundo da tração nas quatro rodas, proficiência esta que assegurará a posição futura da BMW na vanguarda deste setor. Hoje, a BMW oferece mais de 110 modelos – com todos os tipos de transmissão – com o sistema BMW xDrive em 12 séries de modelos diferentes, assim como a tecnologia híbrida no modelo esportivo BMW i8 e no compacto BMW 225xe, com tração integral nas rodas elétricas.
O primeiro avanço da BMW no mercado de tração nas quatro rodas veio com lançamento do BMW 325i “Allrad”, no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE), em 1985. Observando o carro por fora, o então estreante não revelava suas qualidades secretas imediatamente. Isto fez com que seu desempenho surpreendesse muito os jornalistas quando eles levaram o carro para a pista de testes. Esse primeiro sistema de tração da BMW não somente melhorou o desempenho tanto longe do asfalto como em condições climáticas adversas, mas também foi feito para uma condução mais dinâmica em curvas. “O novo BMW é um campeão quando se fala de dirigibilidade”, foi o veredito dos avaliadores da revista alemã Auto Zeitung, não muito tempo depois do primeiro lançamento.
Hoje, o sistema inteligente BMW xDrive com tração nas quatro rodas leva a dinâmica de condução tradicional da BMW para um novo nível. A atual geração deste sistema é administrada pelo sistema de Gerenciamento de Chassi Integrado (ICM), que garante que a tecnologia xDrive sempre responda de maneira ideal imediatamente ao ser solicitado, baseado em um sensor de alta precisão de resposta e capaz de monitorar as condições de direção em tempo real. As intervenções na condução podem ser feitas pelo BMW xDrive, de forma integral, ou pelo xDrive combinado com o Controle de Estabilidade Dinâmica (DSC), ou o Controle de Desempenho Dinâmico (DPC). A distribuição de tração é rápida e precisa e garante as características de dirigibilidade mesmo diante de condições extremas.
O sistema de tração nas quatro rodas é influenciado pelas características de dirigibilidade da tração na roda traseira. Isso significa que, nos modelos de tração nas quatro rodas, uma maior parcela da energia da tração é enviada para as rodas traseiras, mesmo em condições de direção normais. Isso mantém a resposta de direção precisa, característica típica da BMW. Ao entrar rápido em uma curva e garantir uma boa estabilidade na pista, o sistema BMW xDrive de última geração aumenta a quantidade de energia enviada para as rodas traseiras assim que o veículo começa uma curva, aumentando assim o prazer de dirigir, outra peculiaridade da BMW.
O sistema de tração integral nas quatro rodas apresentado no BMW 325i “Allrad”, de 1985, divide a energia de tração em uma proporção de 37% a 63% entre as rodas dianteiras e traseiras. Em resposta à diferença de velocidade nas rodas, o diferencial central de acoplamento viscoso era capaz de providenciar uma conexão virtualmente rígida entre as rodas dianteiras e traseiras, para melhorar a tração e estabilidade. O nome desse modelo logo mudou para BMW 325iX, e em 1988 também passou a ser oferecida na versão Touring.
Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil