Bee lança releitura das antigas vespinhas – novo modelo Type 2 promete levar a empresa a crescer 30% em 2025 no Brasil

Lançamento evidencia aquecimento do setor no país e projeta atingir R$ 40 milhões para a companhia no próximo ano

 

O crescimento do mercado da micro mobilidade no Brasil vem sendo uma realidade constante e uma prova disso é a Bee, que desde 2019 investe na micro mobilidade elétrica. Agora, a empresa anuncia o lançamento de um novo modelo, a Bee Type 2, uma releitura das antigas “vespinhas” cheia de modernidade e design que promete levar a empresa que já atingiu um faturamento de R$ 23 milhões em 2023 à marca de R$ 30 milhões em 2024, e crescer ao menos 30% em 2025.
O novo autopropelido como são tecnicamente chamadas as Bee’s promete atingir um público ainda mais seleto. E o entendimento é preciso: “a Bee Type 2 traz peculiaridades como: a possibilidade de o condutor guiar com os pés no assoalho, permitindo condução sem sujar os sapatos, além do design das scooters italianas e a variação de cores que possibilitará a combinação com o look preferido. Fomos fundo na análise do comportamento”, revela o CEO da Bee, Bernardo Omar.

A nova Bee já traz inovação no formato do seu farol Angel Eye, carenagem feita 100% com material reciclado e anti-risco, alto nível de leveza – aproximadamente 70 quilos, painel digital Geek Estilo “Tetris” e amortecedor que, pela primeira vez, vem central, inclinado e exposto para criar um estilo ainda mais arrojado ao conjunto. “Nos inspiramos no clássico europeu, mas trazendo a nossa marca que é levar design, tecnologia e performance”, comenta Omar.
A novidade ainda marca a primeira parceria da Bee com a Keeway, montadora chinesa adquirida pela gigante Geely, proprietário de marcas, como Volvo e Lotus. A montadora, que já teve fábrica no Brasil, retorna ao País respondendo pelo chassi, conjunto mecânico e motor da Bee Type 2. “Essa união foi essencial para chegarmos ao modelo que é lançado ao mercado. Estamos falando de um montadora com o espírito duas rodas e uma inclinação para a inovação”, comenta o CEO da Bee.

Visão de Futuro

Para atender a demanda do público brasileiro, a Bee já conta com cinco lojas próprias em atuação, sendo quatro no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. E já está abrindo uma nova na capital fluminense até novembro – no bairro Ipanema –, além de estudar a expansão para estados, como Santa Catarina e Minas Gerais. O crescimento inclui ainda o exterior. Após abrir uma flagship em Portugal em 2023, já conta com três revendas e acaba de aportar na Espanha, na cidade de Málaga.
Esse avanço vem sendo orquestrado em conjunto com a XR Advisor, fundo de private equity, que vem delineando os passos da Bee. “Trata-se de uma empresa inovadora, conectada com a experiência positiva do cliente e que não mede esforços para alcançar isso. O crescimento da Bee passa por agregar cada vez mais inovação para gerar conexão e expansão das operações”, comenta o CEO da XR, Rodolfo Oliveira. “Estamos a todo momento identificando e analisando oportunidades no Brasil e exterior”.

Crescer dá trabalho

Bee, apesar de apenas cinco anos de existência como marca, tem jornada que começou em 2000, com a inauguração da Alanmotors, inicialmente uma concessionária da marca italiana Aprilia que com o tempo virou multimarcas e referência em scooters e vespas. A hoje Bee começou com motor à combustão e foi a partir desse movimento, com o conhecimento adquirido na importação dos veículos e do entendimento sobre como personalizar aqui no Brasil, que o negócio da micro mobilidade iniciou.
“Nós entendemos o que levava ao brasileiro a comprar uma motocicleta, seus comportamentos e hábitos. Com o tempo, entendemos que a micro mobilidade, estilo de vida e sustentabilidade atendiam o novo momento e aí precisávamos trazer a nossa identidade. Foi quando decidimos produzir nossas próprias Bee´s”, explica Omar. Hoje, segundo ele, a Bee oferece melhor custo-benefício do mercado, durabilidade e um estilo de vida que caiu no gosto do brasileiro.
Os números globais da micromobilidade são impressionantes. Segundo a National Association of City Transportation e a McKinsey, até 2030 esse mercado deve atingir movimentação de US$ 500 bilhões. E as justificativas para números tão expressivos estão embasadas em adensamento populacional, custo de transporte tradicional e compromisso com a flexibilidade e meio ambiente. No entanto, micro mobilidade no Brasil ainda carece de atenção: para velocidade, uso de via, entre outros fatores.

 

Bee Type 2 | Características Técnicas

 

AUTONOMIA: até 60km

VELOCIDADE MÁXIMA: Limitada até 32km/h

(art. 2º, II, ‘d’ da Resolução CONTRAN nº 996/2023)

PESO COM BATERIA: 70kg

LARGURA: 68cm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 122cm

COMPRIMENTO: 166cm

BATERIA: Lítio Removível de 24Ah -Tempo de recarga de 06 a 08 horas

CAPACIDADE DE CARGA: até 180kg

SUSPENSÃO: Dianteira a óleo 

AMORTECEDOR: Monoshock inclinado

PNEU: Sem câmara 3.50-10

ARO: 10 diant/tras

FREIOS: A disco 

MOTOR: Bee Keeway

SISTEMA ANTI-FURTO COM ALARME

Cartão NFC

ENTRADA USB

RETROVISORES

PAINEL DIGITAL COMPLETO

Função marcha Ré

Farol Angel Eye

RODAS EM LIGA LEVE

SETAS DIRECIONAIS

LUZ DE FREIO

* Autonomia nominal aferida em modo ECO, velocidade média de 25km/h e condutor de 75kg em piso liso, sem aclives.

 

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