BARBER MUSEUM TEM A MAIOR COLEÇÃO DE MOTOS DO MUNDO

BARBER MUSEUM TEM A MAIOR COLEÇÃO DE MOTOS DO MUNDO 

Fui ver de perto porque as histórias e as imagens que chegavam até mim mostravam alguma coisa que eu não poderia deixar de conhecer antes de ir embora desta vida. Estou falando do Barber Vintage Motosports Museum, na cidade de Birmingham no estado do Alabama – Estados Unidos, mais conhecido como Barber Museum.

A iniciativa da criação do museu foi do George Barber que chegou a ser o maior produtor de leite do Alabama. O negócio começou com seu pai em 1921 que depois foi comprando vários laticínios até se tornar uma potência do setor. Foi a empresa da família Barber que estabeleceu os padrões dos Estados Unidos para o leite pasteurizado. Em 1970, com a morte de seu pai, George assumiu os negócios e prosperou até vender a empresa para uma companhia do Texas e assim levou seus investimentos para o mercado imobiliário.

Desenvolveu a Barber Marina na costa do Golfo do Alabama e criou o Barber Vintage Motorsports Museum, que segundo o Guiness Book, reúne a maior e melhor coleção de motocicletas do mundo, e mais do que isso, construiu junto um autódromo com uma pista de 3.800 metros, 16 curvas, para provas oficiais de motociclismo, automobilismo, inclusive Fórmula Indy, e onde está sediada a base do Porsche Track Experience USA. O complexo ocupa uma área de 3,5 milhões de m² ou seja, 3,5 vezes a área do saudoso autódromo de Jacarepaguá.

O curioso é que no circuito do Alabama estão espalhadas diversas esculturas de todos os tamanhos e muitas são de animais como formigas, aranhas, libélulas e outros bichos que ele colocou no circuito em situações divertidas. Na escultura da  formiga ela está de capacete e com uma garrafa de Coca-Cola. Tudo isso para dar um ar mais divertido ao circuito depois de toda série de acusações que os ecologistas fizeram contra ele.

Depois de colocar as esculturas dos animais George chamou a imprensa para mostrar que os animais não tinham ido embora com a criação do complexo conseguindo uma risada de todos os presentes. Em volta do circuito das competições foi feita uma pista asfaltada onde transita um trenzinho para as pessoas poderem mudar de lugar durante as corridas e não ficarem paradas o dia inteiro num mesmo ponto.

Numa área adjacente ao circuito foi construído o Barber Proving Grounds que consiste em uma pista menor que pode ser convertida em vários layouts com trechos que podem ser molhados para que nos testes os usuários demonstrem suas capacidades e as do veículo, como evitar acidentes, frear, virar e acelerar. A Mercedes Benz usa o essa área para a “Experiência de Imersão na Marca”. Outros usos para os campos de provas incluem lançamentos de produtos, corridas de kart, escolas de direção e instruções de segurança.

George Barber sempre teve a paixão pela velocidade e na década de 1960 correu com Porsche e conquistou 63 vitórias. Hoje seu autódromo também tem a sede do Porsche Track Experience USA onde se pode fazer cursos de pilotagem e andar com os carros da marca alemã. Sua ligação com a marca Porsche o incentivou a juntar em seu acervo vários modelos clássicos.

   

George Barber, hoje com 84 anos, começou sua coleção com caminhões que transportavam leite para sua companhia. Começou a restaurar os caminhões antigos mas a peças eram escassas e acabou desistimulando o colecionador. Nessa hora, Dave Hooper, que trabalhava na coleção, sugeriu colecionar motocicletas e George começou a ficar apaixonado pelo que encontrava na mecânica das motos e também porque as suspensões, dianteira e traseira, ficavam visíveis ao contrário dos carros.

A primeira moto restaurada foi Victoria Bergmeister 1952 e em 1981 começou a comprar motos para fazer a base de uma coleção e em pouco tempo já tinha mais de 100 e se relacionava com outros colecionadores. Inicialmente as motos ficavam guardadas num imóvel no centro de Birmingham mas em 1994 levou para o terreno da atual sede do museu com a intenção de reunir a maior coleção de motos do mundo.

Com a imensa área comprada da Prefeitura de Birmingham surgiu logo a ideia de fazer um pequeno circuito para experiências e eventos mas logo a ideia ampliada. O custo de um circuito pequeno seria dez vezes menor mas George sabia que o projeto iria crescer e resolveu fazer logo um circuito para receber qualquer categoria do automobilismo e motociclismo e a inauguração aconteceu em 2002, um ano antes da inauguração do novo prédio do museu que ganhou uma ampliação em 2017.

É no prédio em forma de espiral, desenho inspirado no museu Guggenheim de Nova Iorque, e no prédio da expansão que estão expostas quase 1000 motocicletas, algumas dezenas de carros e ainda uma interessante coleção de motores de popa já que George Barber desenvolveu a Marina e tinha forte ligação com as lanchas.

No complexo do museu, além da coleção de motos, carros e motores de popa tem um painel com muitas miniaturas, outro com ferramentas, uma coleção de troféus e ainda o Barber Advanced Design Center de 1.000 m², no último andar do museu, onde são desenvolvidas tecnologias e design por técnicos que até construíram uma motocicletas completa.

Eles também constroem as peças que faltam para recuperar as motos e carros que ficam no subsolo onde existe um imenso depósito com motos ( mais de 600 ) e carros que ainda vão ser restaurados. O local é um sonho para quem curte o mundo dos veículos.

Um detalhe importante é sobre a disposição das motocicletas no acervo. Para George Barber o visitante deve ter acesso a toda moto e assim, a grande maioria é exposta com espaços a sua volta. Bem diferente de muitas coleções que colocam as motos lado a lado.

As motos são divididas em vários grupos. As de competição tem área para as do motocross, para as motovelocidade, para as de arrancada e outras modalidades. Tem um espaço para motos muito antigas, outro para motos da polícia, para as motos do exército, alguns grupos de motos usadas na rua estão por décadas, existem modelos muitos especiais que só tem um exemplar enfim, é preciso ter disposição para andar por todo museu e curtir os raros exemplares que estão lá e até as motos que andamos na juventude.

Alguns exemplares exibidos são únicos como esta moto construída por Simon Whitelock em 2002 e denominada “Tinker Toy” com motor dois tempos, 48 cilindros, 6 carburadores, 4.200cc, 519 cavalos de potência, transmissão de BMW e frente de Honda CB750 foi reconhecida pelo Guiness Book por essas características. Quem irá fazer outra moto com mais de 48 cilindros ?

Este ano foi a 19º Edição do Anual Festival Vintage onde aconteceram competições com todos os tipos de motos clássicas na pista do autódromo.

Para o visitante foi montada uma “Fanzone” para conhecerem de perto motos e produtos,  teve uma área de test drive onde bastava se inscrever para andar nos diversos modelos das diversas marcas num trajeto demarcado nas estradas próximas com aproximados 24 km, disponibilizaram diversas áreas para acampamento e a cereja do bolo é a feirinha de peças, acessórios e motocicletas de todas as idades e de todos os estados de conservação.

Nesta feirinha as pessoas que querem vender chegam nos dias anteriores da abertura da feira e se arrumam num espaço que tem mais de 10 ruas e durante a feira ficam sentadas em cadeiras esperando os compradores para negociarem. Restauradores de motos de todas as regiões dos Estados Unidos e de outras partes do mundo, encontrei dois do Brasil, aparecem por lá garimpando peças e até motos completas para serem restauradas e é claro que os melhores preços são no final do evento que dura três dias.

Nesta 19ª Edição do Festival Vintage foi feita uma homenagem ao ex piloto Kenny Roberts, 3 vezes Campeão Mundial de Motovelocidade (1978-1979-1980) na Cat. 500cc, a principal da época, e que é considerado uma verdadeira lenda por ter sido o primeiro americano a vencer o Mundial.

Também foi homenageado seu filho, Kenny Roberts Jr, Campeão Mundial de Motovelocidade 500 cc no ano 2.000. É o único caso de pai e filho campeões mundiais na categoria principal da motovelocidade. Suas motos foram incorporadas ao acervo do museu em cerimônia que contou o Diretor Executivo do Barber Museum, Brian Case. 

O Barber Vintage Motosports Museum é uma Fundação sem fins lucrativos que tem direito à isenção de impostos mas um estudo oficial diz que o empreendimento já recebeu mais de 2 milhões de visitantes e trouxe 1 bilhão e meio de dólares em receitas para a cidade de Birmingham e para o estado do Alabama. 

Este ano o Barber Museum completou 30 anos e seu fundador adora estar lá. No final de tarde George Barber costuma sair de seu trabalho, na incorporação imobiliária, e passar no museu para ver como andam as coisas e até conversar com visitantes. Pela sua disposição e pelo tamanho da instituição que criou será muito difícil que alguém lhe tome esse recorde do Guiness Book.

 

 

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