Modelar carenagens que serão feitas em aço, alumínio ou fibra de carbono ou ainda fabricar peças finais de plástico como faróis, filtro de ar, suportes e peças para luzes de freio. Essas são algumas das aplicações das modernas impressoras 3D, distribuídas pela catarinense Wishbox Technologies, para a customização de motos feitos pelo estúdio TMC dirigido por Tarso Marques, ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, e que comanda renomado quadro de programas de TV nacionais sobre personalização de veículos. Precursor no uso da tecnologia para a customização de carros e motos no país, o empresário revela detalhes de projeto considerado um divisor de águas para customização no Brasil.
“Começamos a trabalhar com impressoras 3D em projetos há quase dois anos e de lá até o momento posso afirmar que a evolução é constante. A primeira moto desenvolvida com a tecnologia representa um divisor de águas no conceito de customização de veículos no Brasil. A impressão 3D nos permitiu que inseríssemos muitas novidades desde o conceito mais ‘clean’ até as rodas grandes, suspensão, entre outros detalhes. Hoje, já temos várias motos desenvolvidas com a impressão 3D e outras em processo de fabricação. Algumas, inclusive, que devemos levar para disputar campeonatos neste ano”, comenta o empresário Tarso Marques.
“Também estamos fazendo uma quantidade enorme de peças nas impressoras 3D. Não apenas como moldes, mas para fabricar componentes que ficarão na moto porque são altamente resistentes e com ótimo acabamento. Por tudo isso, as perspectivas da impressão 3D não têm limites. Aprendemos diariamente através das impressoras 3D e pretendemos ir além neste novo conceito de customização”, complementa o empresário.
“A personalização é uma tendência em diversos segmentos e está crescendo de forma exponencial. Por isso, ter a oportunidade de levar a impressão 3D para dentro de um renomado estúdio de customização de veículos, como é o caso da oficina do Tarso Marques, e ver o quanto tem sido utilizada nos projetos demonstra o quanto a tecnologia tem a agregar. Os resultados finais são um prova disso e reforçam a ideia de que esse recurso proporciona quase infinitas possibilidades na prototipagem de peças”, explicam os diretores da Wishbox Tiago e Rodrigo Marin.
Conheça os detalhes da moto precursora no uso de impressão 3D
Cerca de seis meses foi o período necessário para o desenvolvimento do projeto até a finalização completa da primeira moto customizada através do uso de impressão 3D pelo estúdio TMC.
“A criação do conceito e desenvolvimento técnico foram muito demorados por se tratar do primeiro exemplar com uso da impressão 3D e porque tivemos que modelar muitas coisas. O projeto foi mais lento do que a construção em si, mas inseriu muitas novidades. Eram elementos com diferenciais fabricados pela primeira vez no país como é o caso das rodas grandes, os freios até a suspensão”, diz o empresário Tarso Marques.
“A moto baixa e super conceitual com desenho agressivo e limpo. Foi criada com base no design específico que o cliente solicitou e ficou como queríamos. Algo que não fosse exageradamente grande e com uma ciclística perfeita. Agradável para andar tanto em viagens longas como no dia-a-dia na cidade. Também atendeu a necessidade de garupa mesmo com o paralama próximo ao pneu. Além disso, trouxe inovações como a suspensão diferenciada; o centro de gravidade mais baixo que uma moto original; uma frente totalmente usinada e as rodas com aro 26 na frente e 18 na traseira. Tudo feito aqui”, complementa.
“Com relação ao motor, utilizamos o Evolution de 1340cc de 1995, um verdadeiro marco na história da Harley-Davidson. É um dos últimos com a versão de motor moderno e carburado porque depois elas ganharam injeção eletrônica. Dessa forma, temos uma moto com alta cilindrada, porém carburada para ter uma marcha lenta com o som e o charme da marca”, conclui.